O que fazer em uma semana no North Shore de Oahu, Hawaii

Pipeline, Waimea, Haleiwa, Sunset Beach… o paraíso dos surfistas e amantes de sol, sal, mar, ondas e pé na areia. O North Shore da ilha de Oahu no Hawaii é conhecido como o “milagre das 7 milhas”, uma faixa de 7 milhas de extensão com praias que abrigam várias das mais famosas ondas do mundo para surf. E não deixa para menos, é tudo isso mesmo.

Para ir do aeroporto de Honolulu até o North Shore são aproximadamente 50 minutos de carro. A primeira cidade é Haleiwa, onde você encontra algumas lojinhas e boas opções de restaurante, alguns bares e os tradicionais food trucks da região. Além, é claro, da famosa placa que convida para a cidade, que na verdade são duas: uma em cada sentido da rodovia H-83, perto da entrada de Haleiwa. Dali até Velzyland, você está na lendária costa norte hawaiana.

Ficamos em Oahu por 6 dias, vindo de Los Angeles e antes de partir  para Maui (confere nosso roteiro completo aqui). Se você também está pensando em ir para lá, aqui vão nossas dicas.

Praias do North Shore

As praias da região tem mar agitado, em várias delas há salva-vidas equipados com pranchas de surfe e quadriciclos, placas e bandeiras alertando os banhistas dos pontos mais perigosos e das fortes correntes – em alguns locais é proibido nadar. Ruim para crianças, ótimo para surfistas. Em algumas praias, há áreas protegidas onde o mar é tranquilo e ideal para banhistas.

A Kamehameha Hwy é a única estrada que percorre todo o North Shore de Oahu, tem uma faixa apenas e alguns trechos sem acostamento, ela cruza todas as praias e passa bem perto do mar em alguns trechos. É ao longo da estrada que se estaciona para ir à praia, sempre atento às placas que delimitam espaços proibidos e reservados para salva-vidas, por exemplo. Não há nenhuma grande cidade nesta região, e isso é um orgulho dos locais, que fazem esforço para manter o North Shore como está. Os pequenos comércios e casas ficam em geral próximos da Kamehameha ou em um raio de poucas quadras dela.

Fixamos base em pleno North Shore e aproveitamos as várias praias e ondas entre Haleiwa e Turtle Bay. Aqui não faz sentido ter itinerário programado, mas ficar sempre na mesma praia também parece um desperdício. Escolha sua preferida, mas não deixe de conhecer Waimea, Ehukai e Sunset.

Ainda que você não surfe, não deixe de passar em Ehukai e assistir de camarote aos surfistas em Pipeline. Chegando à praia pelo Ehukai Beach Park, vá um pouco à esquerda, o ponto certo é bem na frente da Volcom House, Ou é só olhar para o mar e achar uma onda enorme e vários surfistas competindo por ela – aqui não entra qualquer um.

Arrume uma bicicleta e use a North Shore Bike trail, uma ciclovia que cruza a região de praias surfáveis do North Shore, para conhecer a região. E mais uma coisa: o pôr do sol é fantástico em quase qualquer praia do North Shore, assista pelo menos um nas areias de Sunset Beach.

Waimea Valley é incrível! Um vale com natureza espetacular, você pode fazer uma trilha ou só dar uma passadinha no Farmer’s Market, que acontece toda quinta-feira. Natureza exuberante, vale a visita, mesmo que seja rapidinho. As águas de Waimea Falls percorrem o vale até chegar ao mar, em Waimea Bay. Tanto o vale quanto a baía merecem seu tempo.

Onde Ficar

Não há muitas opções de hotel no North Shore de Oahu. Basicamente, ou você fica no Turtle Bay Resort, que fica no final do North Shore, ou você aluga uma casa, que foi a nossa opção. Encontramos boas alternativas no AirBnb, mas há outros sites também com bastante oferta. Nossa base foi Sunset Beach, bem no coração do North Shore e a curta distância de qualquer uma daquelas praias. Gostamos muito de ficar aqui: conseguimos facilmente explorar todas as praias do North Shore, de carro ou bicicleta, desde Haleiwa até Turtle Bay. Com cozinha em casa, o mercado FoodLand tem tudo o que se precisa, e ir à Haleiwa jantar é muito tranquilo para quem está de carro.

Antes de ir, vi algumas pessoas recomendando ficar na capital Honolulu. Quer saber? Se o seu negócio é surf, fique em qualquer lugar entre Haleiwa e Velzyland, simples. Honolulu e a praia de Waikiki valem a visita, mas só se hospede lá se o que você quer são lojas, bons restaurantes e praias sem ondas.

Quando ir

A alta temporada no North Shore é o inverno, quando as ondas chegam com tudo e a lotação é máxima. Nós fomos em outubro, um pouco antes disso. Pegamos o primeiro swell do inverno, boas ondas, praias tranquilas e um clima perfeito: quente o suficiente para surfar só de bermuda, tomar banho de sol e não derreter de calor.  Essa só pode ser a época perfeita para curtir o North Shore de Oahu!

Onde comer

Um clássico são os camarões de Food Truck em Haleiwa, há diferentes versões e também outras opções de pratos, nós fomos no Dat Cajun Guy, aprovado!

Entre Sunset e Ehukai escondido na loja de conveniência de um posto de gasolina, fica o Banzai Bowls, onde se comem deliciosos smothies e bowls de açaí e dragon fruit com uma grande variedade de toppings e ingredientes que vão desde Hemp Milk até Framboesa e chia. Vale como lanche ou almoço, nós voltamos várias vezes!

Pertinho de Shark’s Cove, quase ao lado do mercado Food Land, tem um pequeno parque de alimentação com uma dezena de food trucks e lojinhas, onde se encontra desde fish & chips até comida tailandesa.

Se o que você procura é um restaurante, em Haleiwa há várias opções, nós gostamos do Uncle Bo’s e Haleiwa Beach House. Banzai Sushi Bar estava na lista, mas a fila de espera nos dois dias em que tentamos ir lá desanimou, talvez seja melhor reservar mesa na noite. Outra opção é ir ao norte, o restaurante Lei Lei’s fica no campo de golf do Turtle Bay Resort, mas o atendimento e a comida lá não nos impressionaram.

Outra opção é o Food Land, mercado em frente à Shark’s Cove que tem tudo o que você pode precisar para fazer sua própria refeição, além de uma coffee shop da Coffe Bean & Tea Leaf, a versão californiana da Starbucks. Dica: aproveite que está no Hawaii e prove as boas cervejas locais, no Food Land você pode comprar várias delas, o pack da Kona Brew com duas de cada estilo é um bom começo.

O resto da ilha

A ilha de Oahu é pequena, é possível dar a volta nela de carro em um dia, parando em vários pontos interessantes, como Hanauma Bay e Waikiki. Mas isso é assunto de outro post!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s