Passeios que valem a pena em Ushuaia

Ushuaia é um destino excelente para ski e snowboard na Amércia do Sul. A cidade fica bem ao sul da Argentina, na província chamada Terra do Fogo. Também conhecido como o Fim do Mundo, essa pequena cidade tem uma história interessante e boas atrações para quem não quer passar todos os dias da viagem na montanha. Na verdade, o Ushuaia também é um destino muito procurado no verão, quando grande parte da neve derrete e as montanhas viram ótimas pistas de mountain bike. Caminhadas e trekking também atraem muitos visitantes quando o frio dá uma brecha. Mas nossas experiências no Ushuaia sempre foram no inverno, em busca da ótima neve que oferece para os esportes, no centro de ski mais austral da América, confere aqui o post sobre ski no Cerro Castor.

Na primeira vez em que fomos ao Ushuaia, em 2009, dividimos a viagem entre ski e outros passeios. A região tem uma natureza linda e atrações interessantes, muitas vinculadas à história do lugar, que se desenvolveu em torno do presídio construído a partir de 1902 para abrigar condenados de toda a Argentina, e cuja população de encarcerados era maior do que a de habitantes livres.

 

O Museu do Presídio

O presídio foi desativado em 1947 e hoje abriga um museu, que merece muito a vista! O Museu abre o ano todo, os horários variam conforme a estação e informações de valores você pode consultar aqui.

 

Na visita, se conhece um pouco da história do Ushuaia e como o presídio foi importante para colonizar a cidade. É possível visitar uma ala mantida em estado original e ter uma boa ideia de como os encarcerados viviam. Algumas celas foram recuperadas, outras abrigam as camas originais. Alguns presos famosos passaram pelo presídio do Ushuaia, também presos políticos – alguns com tratamento especial e celas exclusivas e decoradas. Recomendo fortemente esse passeio para todos os viajantes. O tour e auto guiado, então você pode gastar meia hora ou três, depende da sua curiosidade e disposição.

 

O Trem do Fim do Mundo

Eu diria que o passeio pelo Trem do Fim do Mundo é indispensável em sua visita ao Ushuaia! O passeio cobre um trecho de 7km pelo Parque Nacional Terra do Fogo, passando por paisagens incríveis e mergulhando na história da região. O trem existiu na época em que o presídio estava ativo, e servia de transporte dos presos entre o cárcere e os bosques onde eles trabalhavam, principalmente extraindo madeira. Durante o trajeto se contam histórias, como a de um preso que tentou fugir e acabou morrendo congelado no bosque.

 

O trem de ferro, com locomotiva a vapor, funciona todos os dias do ano, em diferentes horários, saiba mais aqui. São 6 estações ao longo do percurso, que acaba na estação do Parque Nacional, lá é possível seguir passeio ou retornar pelo próprio trem.  O trajeto de ida dura aproximadamente 1 hora.

Fizemos o passeio de trem depois de visitar o museu do presídio, e penso que foi muito bom, assim já tínhamos conhecido um pouco da história e foi possível compreender melhor a importância do trajeto e do trem.

Imperdível!

 

Valle de Lobos – passeio com trenó de cães

O Valle de Lobos é um centro invernal que fica acerca de 20 km do centro da cidade do Ushuaia, no caminho para o Cerro Castor. São diferentes atividades no inverno e no verão, e algumas precisam ser agendadas com antecedência, saiba mais aqui. Nós escolhemos esse centro para fazer um passeio de trenó com cães. O dia estava muito frio, havia nevado bastante e as condições estavam ótimas para o passeio. Fomos recebidos pelo proprietário Gato Curuchet, que já participou da corrida Iditarod, no Alaska: foram 1800km a trenó na neve!!

 

Gostamos bastante, o lugar nos pareceu muito autêntico, com pessoas que realmente entendem dos cães e de como andar na neve. As crianças que estavam no grupo ficaram encantadas (e os adultos também).

 

Catamarã pelo Canal Beagle

No início, ficamos em dúvida se andar de catamarã (um tipo de barco) pelas águas que ligam a Bahia do Ushuaia ao Oceano seria uma boa ideia, para quem já enjoou em outros passeios de barco, o receio de passar todo o tempo com vontade de chegar à terra firme não parecia muito atraente. Sorte que o voto foi vencido e decidirmos embaraçar! O passeio de catamarã pelo Canal Beagle é imperdível! Além das paisagens magníficas que se veem pelo passeio, no retorno é possível ter a vista mais linda da própria cidade do Ushuaia, do ângulo de quem chega pelo próprio Canal.

 

O Canal Beagle se estende entre toda a faixa de terra em que a cidade do Ushuaia se situa e as últimas ilhas do continente da América do Sul, que são território Chileno – vale a pena dar uma espiada no mapa. A divisa entre Chile e Argentina passa exatamente pelo meio do Canal Beagle.

As águas foram calmas e o passeio no catamarã muito tranquilo. São feitas paradas em algumas pequenas ilhas ao longo do canal, é possível descer e observar paisagens naturais maravilhosas. Também é neste passeio de catamarã que passamos pelo famoso Faro San Juan Salvamento – o Farol do Fim do Mundo. Mais um passeio para colocar na lista dos obrigatórios.

 

Bahia Lapataia

A Bahia Lapataia fica no Parque Nacional Terra do Fogo, no final da Ruta Nacional 3. O parque é lindo e a caminhada por ele vale muito a pena. Existem diversas opções para essa visita, oferecidas por diferentes agências, passeios mais longos ou rápidos, e é possível escolher o formato que melhor se encaixa no seu cronograma.

 

Chegamos até lá de van, num passeio que combinava a Bahia com o Trem do Fim do Mundo. Leve a máquina fotográfica com bastante bateria e espaço na memória, pois pra todo lado que se olhe, a paisagem encanta!

 

Tierra Mayor

Fomos nesta estação para almoçar, seguindo o aroma do cordeiro fueguino – assado de cordeiro de comer ajoelhado e nossa refeição preferida quando o assunto é Ushuaia. Aliás, coloque essa “atração” na sua lista de itens obrigatórios (junto com a Centolla e, na minha opinião, mais importante do que ela), são vários restaurantes e estações de inverno que oferecem o prato, procure por um local bem recomendado e que asse o cordeiro da forma mais tradicional, inteiro, no rolete, ao redor da fogueira.

O almoço em Tierra Mayor foi bom, o ambiente é bem simples e a comida boa, daqueles lugares honestos, que nos fizeram sentir confortáveis, aquecidos e com a energia suficiente para encarar o frio lá fora. Tierra Mayor oferece várias atividades, foi lá que andamos de moto de neve. Quem não tinha andado no trenó de cachorros em Valle de Lobos, também aproveitou para subir no trenó puxado por cachorros em Tierra Mayor.

 

 

Paso Garibaldi

O mirante de Paso Garibaldi fica na rodovia 3, há cerca de 46 km do centro do Ushuaia. De lá se avista o Lago Escondido e o Lago Fagnano. Não há estrutura alguma, apenas o mirante, mas a vista é ótima, então programe uma parada quando estiver passando por ali!

 

 

O Centro do Ushuaia

A cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, atrai pessoas de todo o mundo ao longo do ano. No verão, a beleza natural convida para passeios a cavalo e treking, e a própria estrada que leva ao famoso “Fim do Mundo” é a atração em si para quem curte viajar de moto ou carro. No inverno, a neve de qualidade atrai praticantes de ski e snowboard para o Cerro Castor, a estação de ski mais austral das Américas.

Tanto para quem vai em busca de aventuras naturais, esquiar no Cerro Castor ou conhecer as outras atrações que Ushuaia oferece, passar pelo centro da cidade provavelmente vai estar no roteiro.

O centro da cidade de Ushuaia é bem pequeno, tudo gira em torno da Avenida San Martin. É nessa região que se podem encontrar várias opções de pousadas e hotéis, restaurantes, e a maioria das lojas da região. Em todas as vezes que estivemos no Ushuaia, nos hospedamos perto do centro, e ao final de cada dia de ski ou passeio, íamos a pé em busca de umas comprinhas e uma boa janta.

Você também tem dicas de bons passeios no Ushuaia? Compartilha com a gente 🙂 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s