Trestles Beach: o paraíso dos surfistas em San Clemente

 

No nosso roteiro para o sul da Califórnia uma praia era indispensável: Trestles Beach. Palco do campeonato mundial de surf, essa extensa mas escondida praia era pré-requisito para o surfista e sua fiel fotógrafa. A praia na verdade de chama San Onofre, e fica na cidade de San Clemente, Trestles é o nome dado ao conjunto dos cinco picos de surf que ficam na região, e o nome vem da Trestles Bridge, a ponte de trens que precisa ser ultrapassada para chegar  à beira da praia.

california - trestles (1)
Os trilhos do trem, na beira de Trestles Beach

Ninguém vai à Trestles por acaso. Isso porque é preciso saber o que você está procurando se quiser chegar lá: não vimos nenhuma placa indicando o caminho. Dever de casa feito, tínhamos as instruções de como chegar, começando por deixar o carro no estacionamento público que fica no final da S El Caminito Real, quase em Cristianitos Road. Por ali já vimos algumas pessoas com pranchas na mão e confirmamos que era o lugar certo!

california - trestles (7)
A trilha que leva a Trestles tem 1,5km, desde o estacionamento público que fica na interseção da S El Caminito Real com a Cristianitos Road

Veja aqui o início da trilha que leva à Trestles

Do estacionamento é preciso pegar uma trilha longa até a beira da praia, são cerca de 1,5 Km ou 20 minutos a pé. O início da trilha é de chão batido, depois passa a ter calçamento. O trajeto é tranquilo, mas pela distância evite levar pesos desnecessários. A praia não tem estrutura nenhuma, somente um banheiro ecológico, então leve sua água!

california - trestles (5)
A trilha de 1,5 km que leva à Trestles.

Você sabe que está chegando quando avistar os trilhos do trem que passam pela beira da praia. O trajeto está ativo, os trens passam de fato pelos trilhos, então tome cuidado. A passagem é por baixo dos trilhos, e aí vocês já vai estar na areia!

Trestles oferece cinco picos famosos para o surf: church, middles, lowers, uppers e cottons. Há uma placa na trilha explicando os tipos de onda, as pranchas e o nível médio de surf adequado para cada pico.

california - trestles (4)

Esse não é um lugar para você tentar aprender a surfar sozinho, pesquise antes, veja como estão as condições no dia e seja prudente. Trestles também é conhecida pelo localismo, e não espere chegar lá e ter todas aquelas boas ondas só pra você: apesar de escondida dos turistas, os surfistas conhecem bem essa praia, e por mais que você chegue cedo, se o dia for bom as ondas já vão estar cheias de gente.

california - trestles
A beira da praia de Trestles. Um campeonato da Oakley estava rolando no dia em que estivemos lá.

A praia é especial pro surf, e nessa mesma medida ela não é nada especial para banhistas e turistas que não sejam surfistas. O visual da praia é bastante semelhante a tantas outras desta região e não há um atrativo extraordinário em termos de beleza. Ondas fortes e pedras não parecem fazer o cenário ideal para um dia com as crianças, então eu recomendaria outros destinos se você não surfa.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s