Santa Monica e o sonho de viver na Califórnia

Sempre tivemos muita vontade de conhecer as praias da Califórnia, seus píers, suas ondas e aquele estilo de vida ao ar livre como férias de verão eternas. A ideia que tínhamos da Califórnia é daquele sonho americano que mistura tudo o que há de melhor do mundo capitalista e cosmopolita com uma bela natureza, um estilo de vida simples mas descolado e um pôr do sol inesquecível a cada dia. Foi exatamente isso que encontramos!

Escolhemos ficar na praia de Santa Monica, em Los Angeles, durante 4 dias, antes de seguir viagem rumo ao Hawaii. Nossa passagem originalmente faria essa conexão em San Franciso, mas, depois de pesquisar um pouco, percebemos que nosso “sonho californiano” estava um pouco mais ao Sul, e mudamos nossa conexão para o Aeroporto de Los Angeles. Que sacada! (San Francisco: aguarde-me, ainda quero muito te conhecer também!). Por aqui já vou avisando: sim 4 dias são uma injustiça. Essa parada foi só para ter um gostinho da Califórnia, e pretendemos voltar com muito mais tempo para dedicar a esse estado que nos conquistou.

california - santa monica (1)
A orla da Santa Monica e seu famoso Píer

Com apenas quatro dias inteiros e foco voltado para a região das praias, Santa Monica foi uma escolha muito certa. Essa região representa muito bem o tipo de ambiente que estávamos procurando e foi uma ótima base para explorar as praias de toda a região entre Malibu e San Clemente. Tivemos que abrir mão de lugares que ainda queremos conhecer, como Santa Bárbara, por causa do pouco tempo. Por fim nosso roteiro conseguiu cobrir: Malibu, Santa Monica, Venice, Huntington Beach, Trestles (San Clemente) e algumas breves paradas em praias que ficavam no meio deste trecho. Reservamos um dia ainda para dar uma volta também por Los Angeles, conhecer Hollywood, Beverly Hills, Griffith Observatory e fazer umas comprinhas.

Chegamos no aeroporto LAX perto do meio dia e fomos direto buscar o carro que já estava reservado, um carro foi fundamental para conseguir fazer a trip como queríamos. Sempre reservo com antecedência pela internet para garantir tarifas melhores, dessa vez havia conseguido uma promoção para categoria pick up pela metade do preço de um carro básico, chegando lá ainda nos deixaram escolher outras categorias pelo mesmo preço e acabamos pegando uma SUV. Alugar um carro nos Estados Unidos é muito fácil, mas é bom saber de algumas coisas importantes para evitar transtornos, confere nesse post o que você precisa saber antes de alugar um carro fora do país.

Do aeroporto para Santa Monica foi rapidinho, com uma rápida parada na T-Mobile para comprar um chip de internet – outra coisa que facilita muito a vida em viagens e é um gasto que vale a pena! O trânsito em Los Angeles é pesado, são muitos carros, estradas com até sete faixas para cada lado (SETE!), a maioria dos veículos com apenas uma pessoa dentro – há inclusive uma faixa rápida que só pode ser usada para carros com duas pessoas ou mais (“Pool Lane”), mas é tudo muito bem sinalizado, e com um GPS atualizado ou Google Maps, além de bastante atenção ao trânsito e um bom co-piloto (de nada, amor) fica fácil se locomover.

Em Santa Monica tivemos nossa primeira experiência com AirBnB, a plataforma de aluguel de casas (ou quartos) pela internet, direto com o proprietário. Valeu a pena, foi bem mais econômico que os hotéis da região e o apartamento era perfeito, novo, totalmente equipado e muito bem localizado. Mas fica a dica: pesquise muito bem e busque referências de outros hóspedes antes de reservar. Ficamos na Arizona Ave, entre a 9th St e a 10th st, ou seja, a cerca de 9 quadras da beira da praia. É um pouco longe para ir a pé todos os dias, mas não foi um problema, a região é bem tranquila para caminhar, inclusive à noite. Também estávamos de carro e alugamos bicicletas um dia. A melhor região para se hospedar em Santa Monica é perto da Third Street Promenade, uma rua de pedestres onde se encontra lojas a restaurantes para todos os gostos, artistas de rua e música. É pertinho dali que fica o famoso Píer de Santa Monica, na beira da praia.

california - santa monica (2)
Santa Monica Downtown Farmers Market – todo sábado das 8AM à 1PM na Arizona Ave

Nossa dica para Santa Monica é aproveitar o estilo de vida cidade + praia, vá ao Píer e não deixe de alugar uma bicicleta para ir até Venice pela beira da praia. Há ciclovias junto à rua, mas há também uma ciclovia lá na faixa de areia, que é imperdível. Caminhar pela Third Promenade também é obrigatório! Você pode se perder em compras nas diversas lojas nessa região e também ao longo da Montana Ave e Wilshire Blvd, e escolher dentre as inúmeras opções de bares e restaurantes para todos os gostos e estilos. Mesmo que não tenha alugado um carro (recomendo que você alugue), explore as outras praias próximas de Santa Monica, pelo menos Malibu e Venice. São bem diferentes e igualmente encantadoras.

california - santa monica (3)
A ciclovia que liga Santa Monica à Venice pela faixa de areia é imperdível!
Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s