A Famosa Praia de Venice, na Califórnia

Estava curiosa para conhecer Venice, na Califórnia. Pelo que tinha lido na internet antes da viagem, tinha uma pontinha de receio que fosse uma praia decadente, com muitas figuras esquisitas e até um pouco perigosa. Que grata surpresa! Venice vale mais do que uma visita  e uma rápida caminhada em seu calçadão à beira mar. Escolhemos nos hospedar na vizinha Santa Monica, o que, como comentei neste post, foi uma escolha muito certa. De lá é muito fácil e rápido chegar a Venice, fomos de carro e de bicicleta, mas ir a pé também é uma opção.

 

A praia de Venice é famosa por seu calçadão cheio de figuras esquisitas: lá se vê de tudo, barbudos fantasiados trocando fotos por gorjetas, lojas de maconha, punks e cabelos coloridos, artistas de rua, bandas e cantores com suas caixinhas de som, artesanato e até um freakshow – que convida em um alto falante a quem quiser ver de perto a mulher barbada, anões, homens com incontáveis piercings, pessoas com deficiências e contorcionistas (não vemos graça nesse tipo de show, mas a multidão em frente ao alto falante parecia não ver problema algum). Essa é provavelmente a parte de Venice mais turística e clichê, acho que vale a pena uma caminhada no calçadão, que se estende por toda a faixa da beira da praia, mas nota-se que muita gente ali está vestindo um personagem, buscando ser esquisitão só para tirar fotos e ganhar uns trocados, não porque seja de fato maluco. Ainda assim, é interessante.

california - venice (1)

Bem em frente ao calçadão da beira da praia de Venice, na altura de Market Street, fica um parque e o Skate Park, incrustados na areia da praia de Venice. Fomos em um dia de sol e o lugar estava cheio de gente, uma energia muito boa. Algumas pessoas fazendo um piquenique na grama, um grupo que tinha lá seus 60 anos andando de patins e dançando uma coreografia disco para quem quisesse ver, e alguns skatistas mandando ver nos bowls do skate park. Ficamos uns bons minutos só curtindo esse clima

california - venice (3)
Venice Skate Park

Fizemos o trajeto Venice – Santa Monica de bicicleta, e adoramos. Há lojas que alugam bicicletas por hora ou dias, mas acabamos indo com o sistema público mesmo, o Breeze Bike Share. É fácil porque pode largar a bike em qualquer lugar para dar uma volta e depois pegar outra bike em qualquer outra estação – só é bom ter o aplicativo baixado no celular para acompanhar onde ficam as estações e quantas bikes estão disponíveis em cada uma delas. A ciclovia que liga Venice a Santa Monica pela beira da praia –  lá na areia mesmo – é ótima

california - santa monica (3)
A ciclovia que liga Venice à Santa Monica pela beira da praia

Venice ganhou esse nome em função dos canais navegáveis construídos pelo seu fundador Abbot Kinney em 1905, no projeto de criar a “Veneza das Américas”. Depois de ajudar a valorizar a região, os canais com suas pequenas pontes e gôndolas passaram a ser vistos como inconvenientes e muitos foram novamente aterrados para dar espaço às ruas e ao trânsito de carros. Os que restaram ficaram meio abandonados até que foram restaurados, reinaugurados em 1993 e se tornaram uma área residencial de alto valor novamente. Resolvemos dar uma volta para conhecer os canais da Veneza Americana, fomos de carro e nos guiamos pelo Google maps mesmo. A região é bonita, são várias casinhas com pequenos decks que dão acesso à água. As ruas são estreitas e há pequenas calçadas para caminhar pelos canais. Não achei parecido com a Veneza italiana, mas valeu a intenção: o lugar é muito charmoso.

california - venice (6)
Os canais navegáveis da “Veneza Americana”

Outra região de Venice que nos ganhou foi a Abbot Kinney Boulevard. Uma rua repleta de cafés, lojas e restaurantes muito descolados. Aqui vale a ida tanto de dia quanto a noite, só lamentei que não estávamos por lá na primeira sexta feira do mês, quando rola o AKFF (Abbot Kinney First Fridays), um festival que reúne bastante gente e dezenas de food-trucks. Quem sabe na próxima..

 

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s