NUNCA ESQUIEI: POR ONDE COMEÇAR?

Para tudo na vida há uma primeira vez.  Para começo de conversa, você vai precisar quatro coisas: roupas adequadas + equipamentos de ski ou snowboard + passe de acesso aos teleféricos + aulas.

A escolha entre ski e snowboard é bem particular, independentemente disso, você precisa saber do básico:

A roupa para esportes de neve é específica, não apenas para te proteger do frio, mas também da umidade – uma calça molhada após algumas quedas na neve vai te fazer congelar – e do sol, que, quando reflete na neve, queima mesmo. Se você não sabe se vai subir a montanha mais do que dois ou três dias na vida, talvez não queira comprar suas próprias roupas, e há lojas que alugam elas para você. O mínimo (mínimo mesmo!) necessário é uma calça e uma luva impermeáveis (essas precisam ser específicas para esportes de neve, alugadas ou compradas, mas não fique sem). Complemente com uma jaqueta esportiva, meias longas, touca, óculos de sol e protetor solar. Se você nunca esquiou, isso será o suficiente, pois você provavelmente ficará nas pistas mais próximas da base da montanha – e espere suar bastante até conseguir ficar em pé sobre um ski ou snowboard. Quando estiver um pouco mais experiente, subir mais alto e suar menos, já terá aprendido sozinho sobre todos os acessórios e roupas que poderão te ajudar, então não esquente a cabeça com isso agora.

Com a roupa certa, é hora de ir para a montanha. Você vai precisar de um ski pass, um cartão ou ticket que te dá acesso aos teleféricos: o meio de transporte que vai te levar para cima da montanha, para você poder descer esquiando. O ski pass pode ser comprado com antecedência pelo site da estação de ski ou no local – dependo do dia, pode haver filas. Pesquise com antecedência e veja o que vale mais a pena pra você. Lembre: o clima pode mudar rápido, ventos e neve podem fechar algumas estações ou alguns teleféricos por segurança. Por isso, comprar com antecedência um passe de vários dias pode ser econômico, mas você pode acabar não usando todos os dias reservados.

Os equipamentos podem ser comprados ou alugados. Alugá-los na própria estação de ski garante que você não vai precisar carregar eles para cima e para baixo – acredite, isso pode ser um grande incômodo. Geralmente há lojas com opções para alugar equipamentos fora da estação, mas avalie se a economia vale o incômodo. Eu penso que comprar equipamento de ski ou snowboard só vale a pena se você realmente usa muito, digamos, todo ano, e já sabe qual o equipamento certo para vocês e que vai ajudar a melhorar a sua performance. Se você não tem o hábito de esquiar, ter seu próprio equipamento só vai trazer mais transtorno em aeroportos, hotéis, táxis… além de custos com taxas extras de cias aéreas e de que seu equipamento vai ficar defasado antes de ser usado. Ao alugar, geralmente é possível escolher entre equipamentos básicos ou top de linha, esses últimos quase novos por um preço um pouco maior. Um bom meio termo, depois das primeiras viagens de neve, é comprar suas próprias botas e capacete de boa qualidade, que são mais fáceis de transportar e vão te garantir conforto, e alugar o restante. Para crianças, recomendo usar capacete sempre. Não se via muitos adultos usando capacetes há alguns anos atraás, mas, de uns tempos pra cá, ficou bem mais comum, e no nosso grupo sempre usamos.

Por fim, se você nunca esquiou, não deixe de fazer aulas. Podem ser particulares ou em grupo, mas não será divertido se você teimar em tentar aprender sozinho. Tente fazer pelo menos dois a quatro dias de aulas, assim você terá o domínio e a confiança necessários para ficar mais a vontade e aproveitar de verdade a neve!

Dica importante: não esqueça de conferir se o seu seguro viagem cobre esportes de neve. Essa cobertura não costuma estar inclusa nas apólices, mas eu recomendo que você contrate. Pequenos acidentes não são tão raros em uma estação de ski, e os custos de atendimento podem ser bem altos. Particularmente, o seguro viagem é a primeira coisa que compro depois das passagens aéreas, sempre com um valor de cobertura alto e certificando-me que cobre todas as atividades que vou praticar.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s